O que é tendinite?

Se você tem dor em alguma articulação que pode estar irradiando para os músculos ao redor, com fadiga e sensação de peso, você pode ter uma tendinite.

A tendinite é uma inflamação num tendão. O tendão é composto de tecidos fibrosos, densos e resistentes que funcionam como uma corda que liga o osso ao músculo e permitem o movimento da articulação. Como existem muitos tendões pelo corpo, podem ocorrer tipos diferentes de tendinites.

A tendinite é o problema que mais motiva um paciente a procurar fisioterapia e umas das principais causas de afastamento do trabalho.

Causas da tendinite

Esta inflamação ocorre normalmente devido ao excesso de repetições de um mesmo movimento, afetando pessoas que realizam uma mesma tarefa durante muito tempo no trabalho ou no lazer, como trabalhadores de linha de montagem e funcionários de escritório que digitam muito ou utilizam demais o mouse.

Sintomas da tendinite

Os sintomas variam muito e incluem dor e inchaço no local, assim como dificuldades de movimento e diminuição de força muscular. A dor piora com o movimento e pode acarretar diminuição de força e, em casos mais graves, causar atrofia da musculatura. Em muitos casos, além do inchaço local, notamos a presença de calor e/ou vermelhidão.

Diagnóstico da tendinite

Uma tendinite não pode ser diagnosticada por radiografia ou exames de sangue. Para um correto diagnóstico, o paciente deve procurar um ortopedista, que vai combinar o exame físico, o histórico do paciente e exames complementares específicos, como ressonância magnética e ultrassonografia. Todos esses procedimentos devem ser realizados pelo médico até que ele encaminhe o paciente ao fisioterapeuta.

Tratamentos da tendinite

O tratamento médico pode incluir alguma medicação e encaminhamento do paciente ao fisioterapeuta. Após a avaliação fisioterapêutica, alguns recursos podem ser usados para diminuir a dor, desinflamar o tendão, regenerar tecidos lesionados, recuperar alongamento e força muscular. A acupuntura é bem indicada nestes casos.

Na Fisio Focus você encontra atendimentos de fisioterapia e acupuntura de qualidade.

Prevenção da tendinite

O fisioterapeuta também participa ativamente na reeducação dos hábitos do paciente evitando que o quadro se repita no mesmo tendão ou em outras regiões do corpo.

Para prevenir tendinites, devem-se fazer pausas ao longo do dia para realizar alongamentos e manter uma prática de exercícios como rotina, de forma a preparar o corpo para períodos consideravelmente longos de inatividade.

Uma tendinite que não é devidamente tratada pode não desaparecer ou simplesmente ocorrer novamente, evoluindo para um quadro de tendinose, levando à degeneração do tendão e trazendo consequências mais graves ao corpo.