O que é linfedema?

Drenagem 18b.jpg

O que é linfedema?

O linfedema é uma retenção de grande quantidade de líquido rico em proteínas que provoca um inchaço crônico, geralmente nos membros, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, tais como o tronco, mama, cabeça, pescoço e área genital.

 

Quais são os tipos de linfedema / causas do linfedema

O linfedema pode ser primário como resultado de uma predisposição genética e de outras doenças ou pode ser secundário geralmente resultado do tratamento oncológico, quando os nódulos linfáticos do corpo são removidos por cirurgia ou danificados pela radioterapia, levando a uma disfunção linfática.

 

Sintomas do linfedema

O principal sintoma é uma sensação de peso contínua nos braços ou pernas que não melhora mesmo com repouso prolongado, frequentemente sem alteração de volume nos membros. Chamamos isso de linfedema subclínico. Nesse estágio o paciente pode procurar um fisioterapeuta para obter orientações, iniciar o tratamento e evitar a progressão do linfedema. No entanto, se já houver uma aumento do volume do membro o tratamento deverá ser iniciado imediatamente.

O linfedema após o tratamento oncológico interfere diretamente na qualidade de vida, pois influencia nas rotinas diárias em casa ou no trabalho. Pode trazer sintomas físicos como inchaço, sensação de peso, dor e desconforto, reduzindo significativamente a função física, a mobilidade e capacidade para realizar atividades diárias. Preocupações psicológicas e emocionais também estão presentes.

 

Tratamento do linfedema

Independente do tipo de linfedema, o fisioterapeuta especialista em oncologia é o profissional habilitado para tratá-lo. O linfedema é uma condição que não pode ser curada, mas pode ser controlada através de uma série de técnicas, muitas vezes associadas. O tratamento inclui compressão e drenagem linfática realizada por fisioterapeutas especialistas em oncologia. A educação sobre os riscos de desenvolver linfedema e uma abordagem precoce faz parte do tratamento.