MASSAGENS TERAPÊUTICAS

As massagens terapêuticas reúnem tipos de massoterapia de diferentes origens culturais, mas com comprovação cientifica de seus efeitos. Um tipo de massagem terapêutica pode ser aplicado isoladamente, combinado com outros tipos ou aplicado como técnica auxiliadora dentro do tratamento fisioterapêutico. Dentre as massagens terapêuticas temos:


Massagem Sueca: Desenvolvida no século XIX na Suécia por Pehr Henrik Ling e inspirada nos estilos tradicionais de massagens, como as massagens dos chineses e dos antigos romanos. Caracteriza-se por manobras vigorosas, tendo como principais benefícios a expulsão do ácido lático das fibras musculares, o relaxamento físico e o alívio de dores. Este tipo de massagem é muito útil para atletas e pessoas com dores musculares causadas por excessos físicos ou emocionais. No Brasil, também ficou conhecida como “massagem clássica”.

Massoterapia Chinesa (Tuiná): Sua origem nos leva à China, muitos séculos antes de Cristo, sendo uma das muitas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa. A palavra tuiná significa literalmente “apertar e friccionar”. Caracteriza-se por manobras vigorosas em músculos e articulações, tendo como principais benefícios o desbloqueio da circulação energética (Qi) e o posterior relaxamento muscular. Utiliza os princípios dos meridianos e pontos de acupuntura. 

Shiatsuterapia: O shiatsu foi desenvolvido no final do século XIX no Japão, a partir dos milenares conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa. A palavra shiatsu significa literalmente “pressão com o dedo”. Assim, suas manobras são realizadas nas regiões dolorosas (pontos Ashi), ao longo dos meridianos e nos pontos de acupuntura, tendo como principais benefícios o desbloqueio da circulação energética (Qi), relaxamento muscular e relaxamento emocional.