FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA

A fisioterapia oncológica (ou oncológica-funcional, ou oncofuncional) tem como objetivo preservar, manter ou recuperar a integridade dos órgãos e sistemas, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento de câncer, buscando o bem-estar e a melhora da qualidade de vida do paciente. O fisioterapeuta especialista em oncologia atua em quatro pilares: promoção, rastreamento, tratamento e cuidados paliativos.

As indicações para assistência fisioterapêutica são determinadas pelas distúrbios causados pela doença, assim como pelos tipos de tratamento adotados.

A reabilitação deve procurar atender às necessidades específicas de cada paciente. O tratamento inclui técnicas de drenagem linfática, terapia física complexa, exercícios físicos e de alongamentos, eletroterapia, terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, técnicas para analgesia, linfotaping, entre outros.

Portanto, em se tratando de restaurar, desenvolver ou conservar a saúde física do paciente oncológico, o fisioterapeuta é o profissional habilitado para exercer tais atividades com total segurança.