RPG (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL)

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica fisioterapêutica que foi desenvolvida por Philippe Souchard, a partir dos trabalhos de Françoise Mézières. Esta técnica baseia-se na “teoria das cadeias musculares”, que diz que nosso corpo é composto por conjuntos de músculos que se sobrepõem como as telhas de um telhado e comportam-se como uma estrutura única. Desta forma, determinados ajustes posturais promovem alongamento dos músculos retraídos e uma reorganização corporal.

A Reeducação Postural Global (RPG) é indicada para quadros de dor causada principalmente por postura inadequada, desvios de coluna e hérnia de disco. No entanto, as causas de dor podem ser variadas e podem se apresentar combinadas entre si.

O tratamento de Reeducação Postural Global (RPG) é individualizado, de acordo com o quadro de cada paciente. Podem ser realizados alongamentos, distensionamentos, manobras de terapia manual, exercícios de cinesioterapia, conscientização corporal e posturas.

Freqüentemente, o paciente sente os primeiros benefícios na primeira sessão. Além dos benefícios puramente físicos, podemos recuperar a consciência corporal. Alguns casos são tratados por um número específico de sessões até o paciente receber alta, enquanto outros casos precisam de um acompanhamento permanente ou de sessões periódicas de manutenção.

Dependendo do paciente, pode ser recomendada alguma atividade física para a manutenção do tônus muscular, como caminhada, Yoga, método Pilates, hidroginástica e, até mesmo, musculação leve.