TÉCNICAS COMPLEMENTARES

Kinesiotaping

Linfotaping

Crochetagem

Ventosa

Kinesiotaping: Técnica de aplicação de bandagens adesivas semielásticas para o reequilíbro muscular, indicada para recuperação de lesões em músculos, tendões e articulações ou para melhorar o desempenho de movimentos durante o processo de reabilitação ou durante suas atividades da vida diária.

 

Linfotaping: Técnica de aplicação de bandagens adesivas semielásticas para melhorar a drenagem linfática e diminuir inchaços, indicada para casos pós-cirúrgicos e para auxiliar no processo de reabilitação.

 

Crochetagem: Técnica de manipulação de tecidos moles, com o objetivo de desfazer aderências, resolver processos inflamatórios e diminuir dores, indicada para tratar e prevenir lesões em lesões em músculos e tendões.

 

Reprogramação Músculo-articular: Técnica que corrige as alterações biomecânicas através de estímulos táteis que reorganizam o corpo, com pequenos adesivos de formato especial, tratando a origem da lesão e não apenas os sintomas. Indicada para recuperação de lesões em músculos, tendões e articulações ou para melhorar o desempenho de movimentos durante o processo de reabilitação..

 

Método Pilates: Método criado por Joseph Hubertus Pilates para aumentar flexibilidade e força com exercícios de solo ou com exercícios nos tradicionais aparelhos de Pilates, sem impacto articular. É um ótimo método para ser utilizado livremente durante o processo de reabilitação.

 

Terapia Manual: Conjunto de técnicas dentro da Fisioterapia que utilizam a manipulação de segmentos corporais com o objetivo de alcançar o reequilíbrio biomecânico. Algumas destas técnicas: trilhos fasciais, conceito Maitland, conceito Mulligan, cadeiras musculares, quiropraxia e osteopatia. A terapia manual é frequentemente utilizada no processo de reabilitação.

Mobilização Neural: Conjunto de técnicas dentro da terapia manual que permitem manipular e estirar de forma controlada os nervos e o tecido conjuntivo ao seu redor, melhorando a sua condução nervosa e resolvendo quadros de dor. Este é um conjunto de técnicas bastante útil em quadros onde alguns tipos específicos de dor são um sintoma importante e muitas vezes um impedimento do processo de reabilitação.

Auriculoterapia: Técnica que utiliza a aplicação de microesferas ou pequenas sementes em pontos específicos da orelha correspondentes aos órgãos e disfunções, segundo a Medicina Tradicional Chinesa. Esta técnica pode ser utilizada isoladamente conjunto com a acupuntura, de forma a tratar uma série de problemas segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

 

Ventosa: Técnica da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza a aplicação de objetos parecidos com copos de vidro aderidos ao corpo, a fim de liberar a circulação energética, desfazer aderências e diminuir dores. Esta técnica pode ser utilizada isoladamente ou em conjunto com a acupuntura, de forma a tratar uma série de problemas.

 

Moxabustão: Técnica da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza a queima de uma erva chamada artemísia (ou moxa) de forma a influenciar meridianos e pontos de acupuntura. Esta técnica pode ser utilizada em conjunto com a acupuntura, de forma a tratar e auxiliar o tratamento de uma série de problemas.

Moxabustão